Pesquisa Quantitativa

A metodologia quantitativa, de modo geral, é a mais utilizada em pesquisas de mercado e opinião pública, permitindo uma avaliação quantitativa dos dados. É feita com questionários pré-elaborados que admitam respostas alternativas e cujos resultados são apresentados de modo numérico, com perguntas geralmente fechadas, isto é, que admitem respostas alternativas preestabelecidas, ou abertas, ou seja, que podem ser codificadas posteriormente.Em toda pesquisa quantitativa é necessário calcular a margem de erro para o grau de confiança que se pretende. Assim, o cliente pode tomar as suas decisões com a segurança desejada. Muitos marketeiros usam a informação obtida para desenhar estratégias e planos de marketing. Podendo mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes, através de uma amostra que represente a população de forma estatisticamente comprovada. Através da pesquisa quantitativa, é possível analisar como um determinado segmento da população vai reagir a um produto ou fenômeno, com base nas respostas da amostra populacional escolhida. Ao contrário da qualitativa, esta técnica não é apropriada para compreender "porquês" ou para analisar temas em profundidade. Pesquisa Quantitativa: É um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação.

                                                                                                                            Voltar