Pesquisa Qualitativa

As pesquisas qualitativas estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, permitindo conhecer mais profundamente os valores, percepções, motivações e atitudes do entrevistado com relação ao tema. São obtidos dados de um número relativamente pequeno de respondentes, os quais não são analisados com técnicas estatísticas. Também fornece informações valiosas para a criação ou reformulação de produtos, embalagens, serviços, além de ajudar na avaliação de imagens das instituições, partidos e candidatos. As técnicas mais difundidas são: discussão em grupo (focus group) e entrevistas em profundidade.
Na competição econômica, a empresa que executa estas pesquisas e sabe tirar delas o maior proveito possível tem maiores possibilidades de sucesso que as outras. Isso é válido para o momento do aumento das vendas, do lançamento de um novo produto, de trabalhar a satisfação dos funcionários, assim como na inserção de novas empresas no mercado.
Veja os tipos de pesquisas que podemos realizar, e seus objetivos e resultados obtidos:


Pesquisa Política:
( A pesquisa não se limita a aferir a intenção de voto.)


Pesquisa de intenção de voto:
( Consiste em medir a intenção de voto para eleições a nível municipal, estadual e federal, nível de rejeição, tendências políticas, processo de decisão de voto. Tem grande utilidade para avaliar estratégias de campanha, aceitação de planos de comunicação entre candidato – eleitor. )


Pesquisa de comportamento eleitoral:
( Tem como objetivo avaliar características e percepção das pessoas, focando principalmente o público alvo deste tipo de pesquisa que são os eleitores. Consegue- se traçar um mapeamento do eleitorado, posicionamento do candidato e
concorrentes. A opinião das pessoas é muito dinâmica e está sujeita aos estímulos
que recebe, às diversas influências como a própria campanha do candidato, à debates e a fatos inesperados. Motivo este de serem interpretadas dentro do contexto no qual foram realizadas. )


Pesquisa de Administração Pública:
( Desempenho de um governante, de levantamento das necessidades da comunidade, da avaliação da administração municipal, estadual ou federal.


Pesquisa Clima Organizacional:

( Clima Organizacional são valores, comportamentos, atitudes, que em conjunto demonstram a qualidade do ambiente dentro da organização. Com o claro objetivo de conhecer profundamente a sua empresa, avaliando seu momento atual. Exemplo; Relacionamento Interpessoal. )


Pesquisa de Imagem:
( É muito utilizada após um grande acontecimento, um evento, para avaliar os benefícios e /ou malefícios causados, repercutidos. )


Pesquisa de comportamento eleitoral:
( Tem como objetivo avaliar características e percepção das pessoas, focando principalmente o público alvo deste tipo de pesquisa que são os eleitores.
Consegue-se traçar um mapeamento do eleitorado, posicionamento do candidato
 e concorrentes.)


Pesquisa Market Share:
(Este tipo de pesquisa mensura a participação no mercado, do produto, da empresa, qual fatia do mercado ele detém. )


Pesquisa Psicográfia:
( É uma pesquisa muito útil para grandes empresas que têm produtos e que precisam colher, ter informações sobre as preferências, hábitos e costumes de um nicho de mercado. Identificação de tabus, crenças, rejeições e aceitações de produtos, pessoas, serviços, marcas, sabores, etc. )


Pesquisa Recall de propaganda:
( Este método é muito importante para mensurar se o objetivo foi alcançado com a campanha publicitária, colhendo as informações e percepções e assim tomar 
decisões sobre a continuidade do projeto dentro do seu planejamento inicial. )


Pesquisa Satisfaçãol:
( Mensura os pontos favoráveis ao seu negócio ou fatores que precisam ser melhorados na visão do seu cliente e em relação à concorrência.)

Enfim um instrumento eficaz para a detecção de demandas latentes, contribuindo para a elaboração de estratégias de marketing, campanhas publicitárias ou políticas.

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