Pesquisa Qualitativa
As pesquisas qualitativas estimulam os entrevistados a pensarem livremente
sobre algum tema, objeto ou conceito, permitindo conhecer mais profundamente
os valores, percepções, motivações e atitudes do entrevistado com relação
ao tema. São obtidos dados de um número relativamente pequeno de respondentes,
os quais não são analisados com técnicas estatísticas. Também fornece
informações valiosas para a criação ou reformulação de produtos, embalagens,
serviços, além de ajudar na avaliação de imagens das instituições, partidos
e candidatos. As técnicas mais difundidas são: discussão em grupo (focus
group) e entrevistas em profundidade.
Na competição econômica, a empresa que executa estas pesquisas e sabe
tirar delas o maior proveito possível tem maiores possibilidades de sucesso
que as outras. Isso é válido para o momento do aumento das vendas, do
lançamento de um novo produto, de trabalhar a satisfação dos funcionários,
assim como na inserção de novas empresas no mercado.
Veja os tipos de pesquisas que podemos realizar, e seus objetivos e resultados
obtidos:
Pesquisa Política:
( A pesquisa não se limita
a aferir a intenção de voto.)
Pesquisa de intenção de voto:
( Consiste em medir a intenção de voto para eleições a nível municipal,
estadual e federal, nível de rejeição, tendências políticas, processo
de decisão de voto. Tem grande utilidade para avaliar estratégias de campanha,
aceitação de planos de comunicação entre candidato – eleitor. )
Pesquisa de comportamento eleitoral:
( Tem como objetivo avaliar características e percepção das pessoas, focando
principalmente o público alvo deste tipo de pesquisa que são os eleitores. Consegue-
se traçar um mapeamento do eleitorado, posicionamento do candidato e
concorrentes. A opinião das pessoas é muito dinâmica e está sujeita aos estímulos
que recebe, às diversas influências como a própria campanha do candidato, à debates e a fatos inesperados. Motivo este de serem
interpretadas dentro do contexto no qual foram realizadas. )
Pesquisa de Administração Pública:
( Desempenho de um governante, de levantamento das necessidades da comunidade,
da avaliação da administração municipal, estadual ou federal.
Pesquisa Clima Organizacional:
( Clima Organizacional são valores, comportamentos,
atitudes, que em conjunto demonstram a qualidade do ambiente dentro da
organização. Com o claro objetivo de conhecer profundamente a sua empresa,
avaliando seu momento atual. Exemplo; Relacionamento Interpessoal. )
Pesquisa de Imagem:
( É muito utilizada
após um grande acontecimento, um evento, para avaliar os benefícios e
/ou malefícios causados, repercutidos. )
Pesquisa de comportamento eleitoral:
( Tem como objetivo avaliar características e percepção das pessoas, focando
principalmente o público alvo deste tipo de pesquisa que são os eleitores.
Consegue-se traçar um mapeamento do eleitorado, posicionamento do candidato
e concorrentes.)
Pesquisa Market Share:
(Este tipo de
pesquisa mensura a participação no mercado, do produto, da empresa, qual
fatia do mercado ele detém. )
Pesquisa Psicográfia:
( É uma pesquisa muito
útil para grandes empresas que têm produtos e que precisam colher, ter
informações sobre as preferências, hábitos e costumes de um nicho de mercado. Identificação
de tabus, crenças, rejeições e aceitações de produtos, pessoas, serviços,
marcas, sabores, etc. )
Pesquisa Recall de propaganda:
( Este método é muito importante para
mensurar se o objetivo foi alcançado com a campanha publicitária, colhendo as informações e percepções e assim tomar
decisões sobre a continuidade do projeto
dentro do seu planejamento inicial. )
Pesquisa Satisfaçãol:
( Mensura os pontos
favoráveis ao seu negócio ou fatores que precisam ser melhorados na visão
do seu cliente e em relação à concorrência.)